quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Descobre e aprende




Projecto: “Descobre e Aprende”

Os alunos do 1.ºA, todas as terças – feiras desenvolvem o projecto: “Descobre e Aprende”, dinamizado pela educadora Joana Xavier. Este projecto proporciona aos alunos aprenderem os conteúdos das diferentes áreas curriculares através do lúdico e da descoberta.
Na passada terça-feira os alunos foram às compras. Nesta atividade vivenciaram todo o processo desde a elaboração da lista de compras, a levantarem dinheiro no banco e a irem ao supermercado pagando as compras no final.
Foi uma tarde muito divertida!


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Museu Bordalo Pinheiro






Museu Bordalo Pinheiro

    No dia 11, logo pela manhã, os alunos do 1ºA realizaram uma visita de estudo ao Museu Bordalo Pinheiro. Conheceram um pouco da história do ceramista Rafael Bordalo Pinheiro e depois com grande entusiasmo revelaram-se uns pequenos mas talentosos ceramistas. 
    Ora vejam…


 






















bordalo - slideshows

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Chegou o inverno



Chegou o inverno

   Apesar do frio e da chuva os alunos do primeiro ano deram cor e alegria a esta estação do ano que é tão cinzenta e triste.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Visita ao Museu da Cidade



Visita ao Museu da Cidade


Esta semana as crianças do jardim de infância visitaram o museu da cidade.
Fizeram uma grande viagem no tempo, voltaram ao séc. XVIII, e vestiram o papel de príncipes e princesas. Depois de chegarem nas suas carruagens, entraram no palácio, colocaram os adereços e iniciaram o cortejo de cumprimento aos anfitriões da festa. Nesta altura foi com muita ponderação que fizeram a vénia para que a cabeleira que "usavam" não lhes caísse... Sim, porque antigamente não havia champô para os piolhos e para controlar esses parasitas as pessoas tinham que rapar o cabelo e seria uma grande vergonha se a cabeleira lhes caísse mesmo na frente dos donos do palácio.
De seguida, ao som de música barroca dançaram a contradança e o corridinho.
     Foi uma fantástica aventura que fez com que a imaginação das nossas crianças não tivesse limites e pudessem, desta forma, embarcar até ao mundo dos  príncipes e princesas.
       Foi com olhares e manifestações de espanto, admiração e entusiasmo que as crianças do jardim de infância se deixaram envolveram nas "Danças no Palácio", onde a postura calma, atenta, observadora, concentrada e serena, digna de verdadeiros príncipes e princesas, esteve sempre presente e os fez absorver uma conjunto de informações e conhecimentos daquela época tão admirada pelas crianças.
     No final, deixaram cair a postura de príncipes e princesas para correr e descobrir as inúmeras esculturas da Joana Vasconcelos escondidas pelo jardim do museu da cidade.



sábado, 1 de fevereiro de 2014

Museu Nacional do Teatro





Museu Nacional do Teatro

     Na passada terça-feira, dia 28, os alunos do 1º A foram visitar o Museu Nacional do Teatro. Durante a oficina de expressão dramática revelaram-se uns excelentes artistas cheios de criatividade e boa disposição.